segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dietitian x Nutritionist


Você sabia que as palavras em inglês dietitian e nutritionist são diferentes? Dietitian se refere ao termo completo Registered Dietitian Nutritionist (RDN, na sigla em inglês). Como o nutricionista formado no Brasil deve ser chamado? Vejamos as peculiaridades de cada termo segundo o site afiliado à Academia de Nutrição e Dietética dos EUA (antiga Associação Dietética Americana, ADA), Eat Right:

Dietitian

Definição: profissional da saúde que cursou bacharelado de 4 anos em nutrição e dietética ou curso universitário de 3 anos em ciências seguido por um mestrado em nutrição e dietética, incluindo um período de atividades práticas em diversos ambientes hospitalares e comunitários (nos EUA são exigidas 1.200 horas de prática supervisionada em diferentes áreas). Alguns profissionais também aprofundam seus conhecimentos e habilidades com outras especializações em dietética. Esse profissional é especialista em prescrever uma dieta terapêutica.

Regulamentação: todos os profissionais qualificados precisam atender aos padrões nacionais/internacionais previstos na legislação da profissão. O título dietitian é protegido por lei em muitos países, como Canadá, EUA, África do Sul, Austrália e Reino Unido. [O site Clinical Nutrition Center afirma seguir a conduta da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA e aponta que o profissional precisa passar em um exame nacional para registro]

Atuação: dietitians traduzem a ciência da nutrição em informações cotidianas sobre alimentação. Eles também são capazes de traduzir decisões médicas relacionadas a alimentos e saúde para orientar o público em geral. Trabalham em hospitais e na comunidade. Podem trabalhar com pessoas com necessidades dietéticas especiais, informar o público geral sobre nutrição, avaliar e melhorar tratamentos e orientar clientes, médicos, enfermeiros, profissionais da saúde e grupos comunitários. Atuam com a aplicação prática da nutrição para indivíduos e grupos com o intuito de promover o bem estar e evitar problemas de saúde relacionados à nutrição. Também se envolvem no diagnóstico e tratamento dietético de muitas doenças, como alergias alimentares, doenças renais, diabetes, câncer, etc.

Segurança: dietitians registrados são membros de uma ou mais entidades profissionais e, portanto, são responsáveis por suas condutas e prescrições. Isso assegura a confiabilidade e segurança das orientações desses profissionais.

Nutritionist

Definição e regulamentação: nutritionist é um título não reconhecido que pode se aplicar a uma pessoa que tenha feito um curso de curta duração sobre nutrição ou que adote esse nome. O termo nutritionist não é protegido por lei na maioria dos países e, portanto, pessoas com diferentes níveis de conhecimento podem usá-lo.

Atuação: também há nutritionists qualificados que concluíram graduações universitárias em ciência alimentar, nutrição humana, alimentos e nutrição ou tecnologia de alimentos. Esses profissionais também são chamados de cientistas de alimentos. Nutritionists com formação universitária e cientistas de alimentos geralmente trabalham para a indústria de alimentos, varejistas e órgãos de pesquisa e promoção da saúde. Alguns trabalham como assistentes de dietitians ou jornalistas de alimentos. Nutritionists não têm formação prática profissional e, por isso, não devem se envolver no diagnóstico e tratamento dietético de doenças.

Segurança: como o título nutritionist é usado por muitas pessoas sem qualificação para descrever seu envolvimento em atividades relacionadas a alimentos e nutrição, seja criterioso ao escolher um profissional qualificado.

Ao acessar o perfil da Bela Gil, apresentadora do GNT, no LinkedIn, vemos que o título que ela usa é nutritionist e que concluiu bacharelado em Nutrição em 2013. No perfil da empresária e musa fitness Bella Falconi no Facebook, a informação exibida também é Bachelor in Nutrition (Bacharel em Nutrição), que é um dos critérios para o título dietitian, mas sozinho não é suficientesegundo a definição acima.

Os termos dietitian e nutritionist carregam significados relacionados ao tipo de formação, credenciamento e atuação do profissional, mas não indicam maior ou menor competência. A lei e os cursos no Brasil são um pouco diferentes, então não acho que exista uma equivalência 100% exata, embora a atuação do nutricionista brasileiro seja bastante semelhante à do dietitian.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus colegas profissionais da saúde.

Envie sua sugestão de post para sofiarezende@gmail.com

2 comentários:

  1. Sofia, adorei seu post e o cuidado em fazer a distinção da formação necessária para cada definição. Vamos receber posts bem estruturados e embasados como este no futuro? Espero que sim, porque explicações aprofundadas são artigo raro na internet ultimamente!! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, fico feliz que você tenha gostado do post! Pretendo continuar publicando artigos relevantes e aceito sugestões de assuntos por e-mail (sofiarezende@gmail.com). Abraço e obrigada pelo apoio!

      Excluir

Marque a opção "Notifique-me" para receber um aviso de resposta ao seu comentário.